Demolidor: Renascido lançou seus dois primeiros episódios no Disney+ em 4 de março de 2025, e parece estar fazendo grande sucesso com críticos e público. Muitos já a consideram a melhor série da Marvel no Disney+. Como frequentemente acontece, quando algo se destaca, acaba por levar outros títulos para baixo, e isso levou alguns a aproveitar o momento para criticar She-Hulk: Attorney at Law, uma das últimas aparições de Matt Murdock/Demolidor no MCU.
Apesar de She-Hulk ter recebido críticas positivas de críticos e de contar com uma base de fãs apaixonados, a série também enfrentou uma campanha de ódio online antes mesmo de estrear, o que a fez ser vista como o título mais polêmico do MCU até hoje, embora seja difícil ser mais controverso do que Punho de Ferro ou Invasão Secreta.
Uma declaração inicial do showrunner de Demolidor: Renascido sugeriu que a série não abordaria o relacionamento entre Matt Murdock e Jennifer Walters de She-Hulk: Attorney at Law, o que alguns interpretaram como uma forma de ignorar completamente os eventos daquela série. Embora Charlie Cox tenha expressado o desejo de ver Jennifer Walters, interpretada por Tatiana Maslany, em Demolidor: Renascido, alguns seguiram a narrativa de que a série — e, por extensão, a Marvel Studios — poderia estar deixando Mulher-Hulk: Advogada de lado devido à sua divisividade.

Com Demolidor: Renascido, a conexão com She-Hulk: Attorney at Law pode não ser tão forte quanto a de Agatha All Along com WandaVision ou Echo com Hawkeye. Isso significa que a série está ignorando She-Hulk? Essa é mais uma repetição de debates da metade da década de 2010, quando surgiram preocupações sobre a inclusão de Daredevil no cânone do MCU.
Demolidor: Nascido de Novo ocorre após os eventos de Mulher-Hulk.

Nos dois primeiros episódios de Demolidor: Renascido, Matt Murdock não faz referência aos eventos de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis em nenhum momento. Isso é certamente surpreendente, considerando que Nascido de Novo não apenas faz alusão à série original, mas também inclui dicas sutis de Echo e Hawkeye. Não está claro exatamente quando Matt Murdock teria mencionado ou se referido a Mulher-Hulk, e é provável que o público não esperasse que o Demolidor fizesse o que Deadpool fez e dissesse: “Eu estive no episódio 8 de Mulher-Hulk.”
Apesar de não fazer uma referência específica e direta a Mulher-Hulk, isso não significa que Nascido de Novo esteja ignorando a série. Os trailers de Demolidor: Renascido já mostraram que o traje amarelo e vermelho que o Demolidor usou em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis aparecerá ao lado de outros trajes, o que deixa claro que ainda é canônico. Dicas sutis no episódio colocam o início de Demolidor: Renascido logo após os eventos de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis.
A maior lição pode ser a atitude de Matt Murdock no início do episódio 1, antes de se vestir como Demolidor. Matt Murdock certamente está mais animado nesses momentos do que na série anterior de Demolidor, o que serve para destacar o quão fundo ele cairá na depressão após a morte de Foggy Nelson no final desse momento. Essa versão mais descontraída de Matt Murdock, que flerta com Karen Page no Josie’s Bar e se diverte com as pessoas, é semelhante à versão apresentada em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis.
Muitos fãs ficaram incomodados com a forma como o Demolidor foi retratado em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, alegando que estava inconsistente com a caracterização original do personagem. A abordagem funcionou em Mulher-Hulk porque permitiu que o público visse um lado de Matt Murdock que se encaixava no tom da série, ao mesmo tempo em que fazia uma homenagem à versão original do personagem dos anos 1960, incluindo o traje amarelo e vermelho.
Demolidor: Nascido de Novo dá um novo contexto a essas cenas. Matt Murdock está feliz em Nova York, com a vida que construiu ao lado de Foggy Nelson e Karen Page, embora pouco saiba que essa felicidade logo será tirada dele.
Mulher-Hulk Não Seria o Único Título do MCU Que Demolidor: Nascido de Novo Ignora

Mulher-Hulk: Defensora de Heróis não é o único título do MCU que Demolidor: Nascido de Novo aparentemente não faz referência. Nenhum dos eventos de séries como Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro ou até Os Defensores são mencionados em Nascido de Novo, mas a porta para eles permanece aberta. Vale destacar que, apesar de Luke Cage se passar no Harlem, em nenhum momento da série original é feita referência ao clímax de O Incrível Hulk, que ocorreu no Harlem. As pequenas referências de bastidores a Luke Cage e Jessica Jones podem ser facilmente ignoradas, então, será que Demolidor: Nascido de Novo está ignorando essas séries? Claro que não.
Se houver algo mais notável, a omissão mais evidente de Demolidor: Nascido de Novo é a falta de referência a Capitão América: Novo Mundo Valente, especialmente considerando que o lançamento dos dois projetos próximos um do outro parece ser intencional para abordar temas políticos atuais. A eleição de Wilson Fisk parece ocorrer em novembro de 2026, exatamente no mesmo período em que Thaddeus Ross assume a presidência no início de Capitão América: Novo Mundo Valente.
O MCU Não Precisa Mencionar Tudo
Muitos espaços de fãs parecem precisar de lembretes constantes sobre como as séries estão conectadas, ou acabam achando que essas conexões não existem ou estão sendo completamente ignoradas. Fãs que assistiram às séries da Defenders Saga originais na Netflix tendiam a acreditar que, por nenhum dos filmes fazer referência ao show de TV ou por nenhum herói do MCU aparecer nas séries, isso significava que elas estavam em realidades separadas. No entanto, agora, em 2025, Demolidor: Nascido de Novo estabelece claramente os eventos de Demolidor e de todas as séries da Defenders Saga com as quais interagiu como parte da linha do tempo sagrada do MCU.
Isso se tornou um problema particular para os fãs do MCU desde Vingadores: Ultimato. Por quase quatro anos, sempre que um novo título do MCU era lançado, alguém fazia uma variação de “Ninguém mencionou a cabeça gigante saindo do Oceano Índico”, se referindo ao final de Eternos. Parecia que as pessoas queriam que Agatha All Along parasse no meio do episódio 2 para alguém mencionar o Celestial, apesar disso não ter impacto na história. Agora, tudo isso parece um pouco bobo, considerando que a Ilha Celestial foi um ponto importante em Capitão América: Novo Mundo Valente. Ironicamente, o único título do MCU antes de Capitão América: Novo Mundo Valente a fazer referência à cabeça do Celestial foi Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, em um título de site.
Nem toda história precisa fazer referência a todas as outras. Pantera Negra: Wakanda Para Sempre não menciona Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, mas isso não significa que está ignorando o filme. Até franquias com personagens semelhantes nem sempre fazem referência umas às outras. Os eventos de Thor: Amor e Trovão não são mencionados em Guardiões da Galáxia Vol. 3, mas isso não significa que o MCU está ignorando aquele filme. Fãs de Marvel Comics sabem que nem toda história faz referência a outras. A menos que tudo esteja amarrado em uma grande minissérie de evento, ninguém espera que a edição mais recente de Os Quartos Fantásticos faça referência a todos os outros quadrinhos da Marvel sendo publicados. O que começou como uma pequena surpresa divertida quando um personagem ou evento era citado, agora é tratado como algo que deve acontecer, e a falta de uma referência é assumida como sinal de problemas nos bastidores.
Há uma grande diferença entre Demolidor: Nascido de Novo não fazer referência a Mulher-Hulk: Defensora de Heróis e The Marvels e Capitão América: Novo Mundo Valente ignorarem Invasão Secreta. Invasão Secreta foi uma série com implicações globais mais amplas que aparentemente se conectavam diretamente com The Marvels e Novo Mundo Valente, mas não só não é mencionada, como é rapidamente ignorada.
Por outro lado, Demolidor: Nascido de Novo não fazer referência a Mulher-Hulk: Defensora de Heróis ou ao relacionamento entre Matt Murdock e Jennifer Walters não é o MCU ignorando a série anterior — simplesmente não é relevante. Se algo, seria até um pouco estranho e irrealista Matt Murdock mencionar Mulher-Hulk, especialmente para Karen Page, no ato inicial, enquanto eles estão flertando. A última coisa que alguém gostaria de ouvir em uma situação como essa seria sobre um romance do passado. Perceba também que ele não fala sobre Elektra.
O MCU parece estar sendo puxado em duas direções, com alguns fãs insatisfeitos por os projetos não fazerem referências suficientes a outros títulos, enquanto outros argumentam que os filmes e séries do MCU dependem demais da interconectividade e não conseguem se sustentar sozinhos. Se Demolidor: Nascido de Novo reconhecer Mulher-Hulk: Defensora de Heróis ou não, parece ser uma situação de perde-lose.
Será que Mulher-Hulk aparecerá em Demolidor: Nascido de Novo mais adiante na série? Parece improvável. Ela poderia aparecer na 2ª temporada? Talvez. Ela aparentemente não se encaixa no tom da série, embora seria ótimo ver a personagem de volta em um possível filme dos Vingadores. No entanto, seja ela aparecendo ou não, ou se Demolidor mencionará seu tempo na Califórnia, isso não significa que os eventos de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis não aconteceram, assim como os eventos de Os Defensores ou Capitão América: Novo Mundo Valente não aconteceram.